Após coro de reclamações, ASP zera rankings e muda as regras do Mundial

Polêmica lista unificada dará apenas dez vagas para a elite de 2013


Por GLOBOESPORTE.COMCoolangatta, Austrália
Circuito Mundial de Surfe França Hossegor Kelly Slater (Foto: ASP/Divulgação)Kelly Slater é o atual campeão do Circuito Mundial
(Foto: ASP/Divulgação)
As críticas de Bobby Martinez e outros surfistas se fizeram ouvir. Depois de um ano marcado por reclamações, a Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) mudou as regras em relação ao polêmico ranking unificado - que junta pontuações do Circuito Mundial e do WQS. Em 2013, o grupo de 34 surfistas da elite será formado pelos 22 melhores do ranking mundial e apenas dez do unificado - além de dois convidados.
O corte no meio do ano – que possibilitou a entrada do brasileiro Gabriel Medina em 2011 – já tinha sido suspenso. Em contra-partida, a ASP aumentou as pontuações das etapas prime do WQS.
As pontuações agora serão contabilizadas de janeiro a dezembro de cada ano. Antes, no ranking unificado, valiam os resultados dos últimos 12 meses – exemplo tirado do tênis.
O americano Martinez era um dos surfistas que, por disputarem as etapas do Circuito Mundial,  abriam mão de quase todas as do WQS. Em 2011, acumulando resultados irregulares, viu surfistas da divisão de acesso o ultrapassarem no ranking unificado e tomarem dele o lugar na elite. Após uma bateria, fez críticas à ASP e acabou sendo desclassificado.
- Em primeiro lugar, eu gostaria de dizer que não quero fazer parte desse “quero ser tênis” Circuito Mundial. Todos esses surfistas profissionais querem ser jogadores de tênis. Como pode alguém que não compete contra pessoas do nosso calibre estar à frente de 100 de nós na classificação um mundo? Eles nunca estiveram aqui – dizia Martinez, na época.

O Circuito Mundial 2012 começa no dia 25 de fevereiro, na Gold Coast australiana. O americano Kelly Slater e a havaiana Carissa Moore são os atuais campeões.

Ranking unificado
- Contabiliza os pontos dos oito melhores resultados - em WQSs ou até três eventos do Circuito Mundial
- Classifica os dez primeiros à elite do ano seguinte

Ranking mundial
- Contabiliza os oito melhores resultados das 11 etapas da temporada
- Mantém os 22 melhores na elite do ano seguinte

Postar um comentário

0 Comentários